Neoris responde você
Find all the answers to your questions
and other videos on our YouTube channel! (In English or French)
A técnica Neoris
- Quais são os riscos?
Em cerca de 30% dos casos, o paciente ficará com os olhos secos e será incomodado pela luz. Os sintomas desaparecem em geral após algumas semanas ou, mais raramente, após alguns meses. Dores oculares foram igualmente descritas. Pode haver uma alteração da visão, em particular uma perturbação da visão de perto em pacientes próximos dos quarenta anos de idade ou que já os ultrapassaram: O uso de óculos para a visão de perto será então necessário. Pode ocorrer que a coloração se atenue após alguns meses, ou alguns anos, nomeadamente em caso de exposição solar importante: Um simples retoque é possível neste caso. Em teoria, é possível ocorrerem complicações mais graves, mas nunca foram observadas. Como a técnica Neoris toca apenas na córnea, é improvável que possa provocar glaucoma.
- Existem contra-indicações em ser operado com a técnica Neoris?
De forma geral, a operação Neoris pratica-se em olhos sãos. São excluídos, em particular, os pacientes que apresentem lesões da córnea. Os pacientes que tenham beneficiado de um transplante de córnea ou uma ceratotomia radial não poderão ser operados mediante a técnica Neoris.
Se tiver um ceratocone:
O ceratocone corresponde a uma deformação progressiva da córnea que fica com a forma cónica. Alguns pacientes apresentam um ceratocone sem o saberem, uma vez que não são incomodados e a sua visão é normal. O ceratocone é uma contra-indicação absoluta para a cirurgia refractiva (a cirurgia que corrige os defeitos da visão). Pacientes com um ceratocone já foram operados pela técnica Neoris e não apresentaram agravamento do seu ceratocone. Isso não significa que a doença não se venha a agravar um dia em virtude da operação da Neoris. Por isso, se tiver um ceratocone moderado (a sua visão deve ser boa sem óculos ou com os seus óculos ou lentes) e desejar, ainda assim, ser operado(a) pela técnica Neoris, irá assinar um documento de exoneração de responsabilidade suplementar, indicando que compreendeu que tem um ceratocone e que as consequências das operações Neoris no seu olho com o ceratocone são desconhecidas. Para saber se tem um ceratocone, é necessário pedir ao seu oftalmologista que faça uma topografia da córnea.
Se tiver sido operado(a) por uma técnica de cirurgia refractiva:
A cirurgia refractiva é a cirurgia que corrige os defeitos da visão.
Existem 4 técnicas de cirurgia refractiva:
A ceratotomia radial: constitui uma contra-indicação absoluta para a cirurgia Neoris.
A cirurgia PKR: Não representa nenhum problema para a cirurgia Neoris.
O Lasik (ou Ultralasik ou Femtolasik)
O SmileO Lasik e o Smile podem, em certos casos, tornar a operação Neoris impossível. Em cerca de 10% dos casos, o túnel criado na córnea pelo laser para a operação Neoris vai coincidir com o corte que tinha sido realizado para a cirurgia refractiva. Nesse caso, a operação é impossível uma vez que o corante não permaneceria no túnel mas iria cobrir o centro da córnea, o que provocaria um grave problema para a visão. Infelizmente, é impossível prever se o problema vai ocorrer. É durante a cirurgia e antes da injecção do corante que poderemos ver se a operação é possível. Se a operação não puder ser realizada, a cirurgia é interrompida sem qualquer complicação para o paciente e o montante da intervenção é totalmente reembolsado.
Caso particular do tratamento do glaucoma: Este tratamento não constitui uma contra-indicação absoluta para a cirurgia Neoris. Contudo, deve saber que alguns exames serão mais difíceis de realizar após a operação (p. ex., o exame do ângulo irido-corneano), que uma iridotomia com laser YAG em caso de glaucoma agudo será mais difícil se já tiver beneficiado de uma cirurgia Neoris, e que o efeito a longo prazo do tratamento sobre o corante é desconhecido (o corante provocará uma diminuição no efeito do tratamento do glaucoma? O tratamento irá modificar o corante?) É por esse motivo que preferimos actualmente não operar pacientes tratados devido a glaucoma.
Caso particular das cataratas: A operação Neoris deixa uma abertura central (uma «pupila») de 5 mm. Essa abertura permite uma visibilidade suficiente para um cirurgião operar uma catarata que possa aparecer ao longo da vida. No entanto, aconselhamos todos os pacientes interessados em realizar a cirurgia Neoris e com mais de 55 anos de idade a consultarem o seu oftalmologista para fazer uma despistagem da catarata. E, se for o caso, serem operados às cataratas antes da operação Neoris (é mais difícil operar as cataratas após a operação Neoris do que antes da mesma). Será necessário aguardar, pelo menos, 3 meses após a operação às cataratas para fazer a cirurgia Neoris.
Caso particular de um olho que foi operado com um implante BrightOcular: Antes de mais, é necessário retirar o mais rapidamente possível esses implantes que representam um perigo muito grave para a visão. Em seguida, se 3 meses depois a córnea estiver saudável (em particular se o número de células endoteliais for superior a 1500/mm2), poder-se-á pensar numa operação Neoris.
Caso particular de um olho que foi tratado por despigmentação a laser: sem contra-indicações.
- A visão nocturna fica alterada?
Uma vez que a queratopigmentação opacifica uma parte da córnea, é teoricamente possível que provoque algum incómodo à noite, quando a pupila se dilata. Porém, esse incómodo, se existir, é pouco significativo e não será maior do que o representado pela condução de noite com lentes de cor. Estas lentes existem desde os anos 90 e nunca foram consideradas como representando um perigo para a visão nocturna.
- Porque é que a pupila deixa de se mover após a operação?
A pupila verdadeira continua a funcionar normalmente, mas é pouco visível uma vez que fica detrás da falsa pupila fixa, criada pela queratopigmentação Neoris.
- Porque é que a cor não cobre a íris até ao centro do olho?
A córnea é uma cúpula transparente situada à frente do olho e que deixa passar a luz até à retina. Tornar os rebordos da córnea mais ou menos opacos com o pigmento não tem qualquer efeito sobre a visão. Pelo contrário, cobrir muito o centro da córnea limitaria notavelmente o nosso campo de visão. Além disso, seria mais complicado para um oftalmologista examinar correctamente o fundo do olho, e algumas operações (como a operação da catarata) seriam mais difíceis de realizar.
- A operação Neoris é uma tatuagem do olho?
Não, não é a mesma coisa. Uma tatuagem do olho corresponde à injecção de um corante na parte branca do olho (entre a conjuntiva e a esclerótica). Essa injecção é feita com uma agulha e é executada por um tatuador não médico. Os riscos de uma tatuagem do olho são significativos e já foram descritas complicações graves.
Pelo contrário, a operação Neoris corresponde à colocação de um corante na córnea por meio de um laser, sem agulha. São dois processos totalmente diferentes. - É possível operar os olhos escuros?
Sim. O resultado estético é ainda melhor nos olhos escuros (grau 4 e 5) do que nos olhos claros.
- A intervenção é dolorosa?
A intervenção é realizada sob anestesia local com simples gotas nos olhos. A operação não é, portanto, dolorosa.
É possível sentir formigueiro ou secura ocular nos dias ou semanas seguintes, mas esses sintomas são normais e desaparecem rapidamente.
- Há dores após a operação?
Em geral, há poucas dores após a intervenção, mas 20% a 30% dos pacientes apresentam dores significativas durante as 24 horas a seguir à intervenção. Será então necessário tomar os analgésicos receitados.
- Posso ver, logo a seguir à operação?
A visão fica, em geral, desfocada durante algumas horas após a operação, mas é ainda suficiente para se poder deslocar sozinho(a) e apanhar um táxi. No dia a seguir, de manhã, a visão estará muito melhor. Após alguns dias, ficará normal.
- É possível operar apenas um olho ou pôr os 2 olhos de cores diferentes?
Por razões éticas e estéticas, só fazemos operações aos 2 olhos e com a mesma cor.
- É possível misturar 2 cores (ou mais de 2 cores)?
Sim, é possível. Porém, o resultado não será uma tapeçaria de cores, será uma cor única, resultante da mistura das cores. Além disso, é necessário contar com o custo adicional de 1500 € por cada frasco de cor suplementar.
- É possível retirar a cor?
É possível retirar cerca de 20% a 30% da cor. Um pouco de corante manter-se-á, principalmente junto ao anel límbico e junto da pupila.
- É possível tornar a cor mais ou menos intensa?
Sim, é possível, jogando com a densidade (ou concentração) do corante. Uma baixa densidade dará um aspecto natural mas mais sombreado, menos visível. Uma densidade forte dará um aspecto mais visível e mais claro, mas um pouco menos natural.
- Qual é a diferença entre densidade (concentração) e diluição da cor?
A primeira é o inverso da segunda. Quanto mais cor se adiciona, maior é a sua densidade e menor é a sua diluição.
- O aspecto do olho operado é natural?
De muito perto e sob iluminação intensa, uma pessoa atenta poderá ver que a cor dos olhos foi retocada. A partir dos 50 cm de distância e com iluminações normais, o olho parece natural. Ao fim da tarde, devido à fraca luminosidade, a coloração é menos visível.
- É possível reproduzir o aspecto estriado da íris?
Não, isso não é possível.
- Quanto tempo dura a mudança da cor dos olhos?
Pode acontecer que a coloração se atenue após alguns meses, ou alguns anos, nomeadamente em caso de exposição solar significativa. É possível efectuar um simples retoque.
- É possível fazer uma ressonância magnética (MRI) depois da operação?
Não há qualquer problema para os corantes azuis e verdes, uma vez que não contêm ferro.
Os corantes castanhos contêm uma quantidade muito pequena de ferro que poderá provocar um pequeno aquecimento ao nível do olho, sem consequências. - É possível viver normalmente após a operação?
Sim, 3 dias depois, poderá retomar as suas actividades normais, voltar a praticar desporto, voltar a maquilhar-se…
- É possível aumentar o tamanho do olho, como com uma lente de contacto de cor?
Não, isso não é possível.
- É possível operar um olho que tenha sido operado para colocar um implante BrightOcular?
Antes de mais, é necessário retirar o mais rapidamente possível esses implantes que representam um perigo muito grave para a visão. Em seguida, se 3 meses depois a córnea estiver saudável (em particular se o número de células endoteliais for superior a 1500/mm2), poder-se-á pensar numa operação Neoris.
- É possível operar um olho que tenha sido tratado por despigmentação a laser?
Sim, é possível.
- Qual é a composição do corante?
O pigmento utilizado pela Neoris é fabricado em França. A dispersão é composta, principalmente, por um equivalente natural de origem vegetal do propilenoglicol e modificadores de pH (ácido láctico ou hidróxido de sódio, consoante os casos).
Os pigmentos são constituídos por uma mistura:
- de óxidos de ferro (amarelo + vermelho + preto) e titânio para as cores castanhas,,
- de óxidos de cromo, azul ultramarino, e dióxido de titânio para os verdes,
- de azul ultramarino, ftalocianina de cobre e dióxido de titânio para os azuis,
- de óxido de ferro preto e carbono para os pretos.
- Posso aproveitar a intervenção para ser operado(a) à miopia?
Se pretender também realizar uma operação de cirurgia refractiva (operação da miopia, operação do astigmatismo, operação da hipermetropia ou operação da presbiopia), deverá realizar, antes da operação Neoris, uma topografia no seu oftalmologista.
- Se essa topografia estiver normal, é conveniente começar pela mudança da cor dos olhos e, depois, realizar a cirurgia refractiva, aguardando pelo menos 3 meses após a operação Neoris.
- Se for detectado um ceratocone aquando da topografia e a cirurgia a laser for impossível, convém primeiro proceder à cirurgia refractiva por meio da colocação de um implante, depois realizar a intervenção Neoris, aguardando, pelo menos, 3 meses após a cirurgia refractiva.
- O que é o anel límbico?
O anel límbico é o anel escuro situado na parte de fora da córnea. Intensifica o olhar e torna-o mais atraente.
A técnica Neoris permite criar um anel límbico mais ou menos espesso em redor da íris.
- Existe uma alternativa à Neoris?
As alternativas para mudar a cor dos olhos são as seguintes:
- a utilização de lentes de cor :
É, de longe, a técnica mais utilizada. No entanto, é necessário saber que as complicações associadas ao uso de lentes de cor são mais frequentes do que as das lentes transparentes. - a colocação de implantes em silicone colorido no olho :
Esta técnica provoca, regularmente, complicações que podem ser muito graves. Foram descritos vários casos de cegueira na sequência da colocação desses implantes. - a despigmentação da íris por laser :
A taxa de sucesso desta técnica é extremamente baixa.
Apenas 10% dos pacientes ficaram satisfeitos, porque:- O resultado só é visível após muitas sessões e, muitas vezes, a cor final tende para um cinzento descorado. É impossível escolher a cor.
- A operação tem fracos resultados em olhos medianamente pigmentados e não funciona de todo em olhos muito pigmentados (grau 4 e 5).
- É frequente ser necessária repigmentação passado 1 ano.
- É possível a ocorrência de complicações graves, como oglaucoma, sont possibles.
Contrariamente a todas estas técnicas alternativas, a técnica da queratopigmentação aperfeiçoada pelo doutor Ferrari e promovida pela Neoris regista excelentes resultados. Praticada desde 2013, é um método que já deu provas ao longo do tempo.
Podemos afirmar que, até ao presente, a queratopigmentação, proposta pela Neoris, é a única técnica cirúrgica comprovada que permite modificar definitivamente a cor dos olhos com toda a segurança. Os cirurgiões oftalmologistas, membros da aliança Neoris, autorizados a praticar a queratopigmentação são cuidadosamente formados pelo inventor desta técnica. São, além disso, obrigados a seguir um protocolo médico preciso e possuem os seguros obrigatórios ligados a esta prática única.
- a utilização de lentes de cor :
Condições tarifárias
- Qual é o custo da operação para mudar a cor dos olhos?
INTERVENÇÃO
• A intervenção: 7.200€ (a pagar 8 dias antes da intervenção)
• É programada uma visita de controlo gratuita e obrigatória entre 3 e 6 meses após a intervenção.6 MESES APÓS A INTERVENÇÃO
• Possibilidade de mudar a intensidade da cor: 990 € - Qual é o custo para as duas operações (mudança de cor dos olhos e em seguida operação de cirurgia refrativa)?
contacte-nos.
- Como pagar?
A comissão da Neoris deve ser paga online por cartão de débito ou por transferência bancária antes do primeiro encontro. A intervenção poderá, como a comissão, ser paga por cartão de débito ou transferência bancária antes da intervenção. Também poderá ser paga no dia da intervenção por cartão de débito na clinica.
Cheques não são aceites. - É possível beneficiar de facilidades de pagamento?
Não.
Na prática
- A partir de que idade é possível ser operado?
A idade mínima é de 21 anos.
- Onde posso ser operado?
A intervenção realiza-se unicamente em clínicas de cirurgia oftalmológica escrupulosamente selecionadas pela Neoris em razão da qualidade dos seus equipamentos técnicos
Atualmente, as intervenções são praticadas em dois centros:
Clinique “Espace Nouvelle Vision”
6 rue de la grande chaumière, 75006 Paris
As intervenções são realizadas na quinta-feira.
Recomenda-se chegar em Paris quarta-feira à noite, na véspera da intervenção.
A manhã da quinta-feira será consagrada à uma bateria de exames oftalmológicos que tem por objetivo confirmar as informações comunicadas aquando do seu primeiro encontro com o cirurgião. O cirurgião o(a) verá então para uma consulta aprofundada. A intervenção será realizada na tarde da quinta-feira.
Um controlo pós-operatório será realizado na manhã da sexta-feira, no dia seguinte à intervenção.
Um segundo controlo deve ser previsto 3 meses depois da intervenção.Clinique “Expert Vision Center”
27 route de l’Hôpital, 67100 Strasbourg
As intervenções são realizadas na quarta-feira.
Recomenda-se chegar em Estrasburgo terça-feira de manhã, na véspera da intervenção. A tarde da terça-feira será consagrada a uma bateria completa de exames oftalmológicos que
tem por objetivo confirmar as informações comunicadas aquando do seu primeiro encontro com o Doutor Ferrari. Ele o(a) verá então para uma consulta aprofundada.
A intervenção será realizada na tarde da quarta-feira.
Um controlo pós-operatório será realizado na manhã da quinta-feira, no dia seguinte à intervenção.
Um segundo controlo deve ser previsto 3 meses depois da intervenção. - Existem pré-requisitos antes da intervenção?
Aquando do primeiro encontro, organizado pela Neoris, poderá conversar livremente com o cirurgião que vai operá-lo(a). Ele lhe explicará o conjunto dos riscos que são inerentes a esta intervenção, e você lhe indicará os seus eventuais antecedentes médicos. Este primeiro contato entre o(a) paciente e o médico é indispensável e obrigatório antes de qualquer intervenção. Este encontro será realizado de forma presencial ou remota 15 dias no mínimo antes da intervenção.
- Os meus documentos de identidade serão ainda considerados válidos depois da operação?
Não, visto que a sua aparência terá sido alterada. Após a operação, será portanto necessário substituir as fotografias dos seus documentos de identidade.